O corte Tomahawk 481 apresenta uma aparência imponente que consegue tirar qualquer churrasco da mesmice. É uma carne saborosa e marmorizada que chama a atenção pelo osso em destaque, que além de contribuir para o sabor único, dá ao conjunto ares de uma obra de arte.
O que é Tomahawk?
O Tomahawk 481 é um corte que contém na mesma peça Ancho e Costela. Com elevado grau de marmoreio, ele também chama a atenção pela sua beleza: é imponente, lapidado à mão, e possui um osso de 30 centímetros já limpo.
O significado de “Tomahawk” tem origem nos Estados Unidos pela semelhança do corte com um machado muito utilizado pelos indígenas norte-americanos antigamente. É um ícone retirado da parte dianteira bovina, sendo somente possível extrair 4 peças de Tomahawk por animal. Seu peso aproximado é de 1kg e, por ser parte de músculos que não se movimentam tanto, a maciez deste corte é uma de suas principais características.
O tomahawk é ideal para surpreender os amigos no churrasco tanto pela estética quanto pelo seu sabor inconfundível. Na hora do preparo, toda a marmorização do corte é combinada com os próprios elementos do osso, fornecendo um sabor de dar água na boca.
Como fazer o tomahawk?
Este ícone pode ser feito na churrasqueira, na grelha ou até mesmo no forno. Para uma experiência ainda melhor, experimente fazê-lo na parrilla.
Para garantir que seu corte tomahawk fique perfeito, o ideal é grelhar a carne sem pressa, a uns 30cm ou 40cm da brasa. De tempero, use apenas sal e pimenta do reino sem excessos.
Por apresentar uma espessura de 3cm ou mais, a carne precisa ser cozida lentamente. Você pode virar a carne com o osso para a brasa para que ele também absorva o calor, mas ao mesmo tempo não possa transferir na mesma intensidade às fibras.
Ao tirar o tomahawk da churrasqueira, deixe sempre o corte descansar um pouco para que os sucos internos da carne se espalhem. Cerca de três minutos são suficientes.
Para surpreender os convidados, leve o tomahawk à mesa ainda com o próprio osso. Porém, para um churrasco tradicional comemorado entre família ou amigos, a sugestão é desprender o osso da carne com uma faca de desossar.
O osso do tomahawk contribui para o preparo e no visual chamativo, mas na hora de servir é necessário cortá-lo rente à membrana e depois fatiar o steak sem o osso.
Aliás, o corte tomahawk tem seu sabor mais valorizado quando é preparado mal passado, portanto fica a sugestão para evitar passar do ponto e perder o que essa maravilhosa carne tem a oferecer.
Também dê preferências a acompanhamentos que sejam mais leves. Se você deseja recriar a experiência de uma verdadeira parrilla, sirva o tomahawk com o tradicional molho chimichurri. É um mix de temperos como salsa, orégano, vinagre, azeite e pimenta que confere um toque picante muito saboroso ao churrasco. Este corte harmoniza muito bem com vinhos Cabernet Sauvignon e cervejas Indian Pale Ale.