Embarcamos em uma jornada rumo às origens do churrasco. Durante 4 dias, junto com Marcelo Shimbo, fundador da 481, e apenas 16 meatlovers, fizemos uma rota exclusiva para mostrar ao nosso grupo o criterioso processo de produção da 481, além de vivenciar de perto a cultura do asado uruguaio.
Dia 1 – Chegada ao Uruguai e almoço no Mercado Puerto
Depois do check-in no hotel Regency Golf Punta Carretas, fomos conhecer o tradicional Mercado del Puerto. Fundado em 1868, o local é um ponto turístico imperdível para quem deseja conhecer na prática a cultura do asado uruguaio. E falando em asado, desfrutamos de um almoço especial com muito churrasco no restaurante El Palenque. Ali, foi um momento para conhecer melhor os nossos meatlovers.
Dia 2 – Ida aos Frigoríficos Pando e Las Piedras e jantar típico uruguaio
De manhã, pegamos a estrada e saímos de Montevidéu rumo ao Frigorífico Pando. Chegando no local, tivemos uma verdadeira aula sobre as melhores práticas de conservação da qualidade das carnes. Vestimos a camisa, ou melhor, o uniforme, e fomos conhecer as instalações do frigorífico. Finalizada a visita, fomos conhecer o Frigorífico Las Piedras. Por lá, também fizemos uma visita minuciosa nas instalações e aprendemos muito sobre diversas etapas do processo de abate à conservação e transporte de carnes.
Continuamos a nossa viagem rumo ao Hotel Del Espinillo, em Dolores. Depois do check-in, reunimos nossos meatlovers – que já estávamos chamando de jornadeiros 481 – e usufruímos de um jantar típico com muito asado uruguaio.
Dia 3 – Um dia no Museu Anglo e em uma fazenda de confinamento típica
Acordamos cedo e saímos em direção a uma visita guiada no Museu Anglo, um local histórico, famoso pela fabricação do corned beef. Depois de uma manhã de muito conhecimento e história, pegamos a estrada rumo ao campo em Dolores.
Chegando em Dolores, conhecemos o confinamento Pando e aprendemos muito sobre todo o processo de criação, alimentação e cuidado com o gado. Acompanhamos de perto o tratamento dos bois, o que deu aos nossos meatlovers o entendimento do que é ser um criador de gado. Finalizamos a nossa tarde com churrasco e muitas risadas e retornamos ao nosso hotel para descansar para o retorno a São Paulo no dia seguinte.
Quer mais um gostinho da Jornada 481? Assista ao vídeo dessa experiência: