Costela desfiada, um clássico das parrillas argentinas e uruguaias
O Matambre é uma manta que faz parte da costela do boi e é ideal para comer desfiada. É um preparo simples na panela de pressão e uma opção excelente para receber os convidados no churrasco.
A origem do Matambre
O matambre é uma carne fina e comprida, fácil de se destacar na costela do boi. Geralmente, era o primeiro pedaço a ser degustado pelos gaúchos argentinos e uruguaios, e por isso seu nome: “mata hambre”, ou em português, “mata a fome”.
Como fazer matambre desfiado
Nossa sugestão de consumo do matambre como entrada requer um preparo simples que vai agradar os meat lovers mais exigentes. É uma carne que, feita na pressão, fica macia, suculenta e desmancha na boca.
Ingredientes
450g de Matambre 481
Sal
Pimenta
1 Cebola
1 tomate
2 dentes de alho
130g de extrato de tomate
1 pimentão
Modo de preparo
1- Tudo começa no tempero…
Com sua peça resfriada, tempere a carne com sal e pimenta do reino a gosto. Espalhe o tempero e coloque a peça na brasa. Como ambas as partes possuem uma membrana de gordura, não há preferência pelo lado que irá na grelha. Deixe a peça por 2 a 3 minutos de cada lado e aproveite o barulhinho da sua grelha enquanto toma uma cerveja gelada. Naturalmente, o matambre fará uma curvatura enquanto estiver na brasa. Não se preocupe em amassar a carne, pois ela voltará a ficar reta.
2- Segredo revelado: a maciez vem da pressão
Em uma panela de pressão, refogue uma cebola com dois dentes de alho, acrescente tomate e pimentão, ambos picados. Depois que a sua cozinha ou área externa estiverem com um cheiro bom de tempero, coloque o matambre na panela e cubra até 70% da peça com água e extrato de tomate.
3- Hora de desfiar e empratar
Depois de deixar a sua carne cozinhando na pressão por cerca de 1 hora em fogo baixo, coloque a carne em uma assadeira ou superfície plana e retire o excesso de gordura com uma espátula ou garfo. Agora é só desfiar a peça com a mão, puxando da fibra de uma ponta à outra da carne. Na hora de servir, você pode dar ainda mais sabor ao preparo ao finalizar o matambre desfiado em uma frigideira com manteiga e um pouco do caldo da panela de pressão.
Sozinho vai bem, acompanhado mais ainda
O Matambre 481 desfiado sozinho já vai impressionar, mas ele também vai muito bem com vinagrete, farofa, salada de repolho ou como recheio de pequenos sanduíches.
Onde comprar esse corte?
O Matambre 481 está disponível em nosso site, em nossa loja física na Fazenda Churrascada e em boutiques parceiras.